A atual gestão municipal de Manaus completou 1000 dias de atuação, nesta quarta-feira (27).
Em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus, o prefeito David Almeida fez discurso relembrando principais ações realizadas pela prefeitura.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Ele cita reformas e o avanço da Saúde Básica em Manaus.
“[Vou citar] as reformas de mercado e feiras, a reforma de praticamente todos os CRAS e CREAS da prefeitura, mais de duas mil ruas recapeadas, mais de quatro mil ruas recuperadas. Nós temos também mais de 252 ônibus novos no transporte coletivo. Saímos de uma cobertura de atenção básica de 47% , que com os números atuais do IBGE, saltou para 86%”, declarou.
O prefeito também enfatiza o trabalho municipal durante a pandemia da Covid-19 e a atual questão da estiagem no Amazonas.
“Passamos pela maior pandemia na história, depois passamos pela maior enchente da história, agora nós estamos enfrentando aquilo que pode ser a maior vazante e, ainda assim, a prefeitura tem efetuado grandes trabalhos e intervenções”, disse.
Outro destaque lembrado pela gestão foi o setor da saúde, com novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a cobertura da assistência na capital amazonense.
David destaca, ainda, uma nova entrega à cidade, que são UBSs que podem ser maiores que “hospitais da capital e interior”.
“Hoje, marcando os mil dias, se nós levarmos em consideração o novo censo do IBGE, nós já estamos com 86% por cento de cobertura de saúde básica na cidade de Manaus. É algo a ser registrado e comemorar”, reafirmou. “Mais aproximadamente 60 UBSs recuperadas e construídas e entregues. E agora a gente passa por uma nova realidade. As UBSs de porte 4, que são pequenos hospitais que nós vamos entregar”, declarou.
RELACIONADAS
+ Presidente da CMM prevê concurso em 2024
+ Marquise segue com obra em aterro sanitário proibido pelo TCE-AM
Câmara Municipal
O presidente da CMM, o vereador Caio André (Podemos), também destacou feitos da Casa durante este ano e os 1.000 dias de gestão.
Segundo o vereador, somente neste ano foram 273 projetos votados e, aproximadamente, 36 já sancionados. “Foi um período de grande trabalho”, declarou.
Como destaque, Caio André relembra a questão dos medidores aéreos, que foi de significativa discussão na Câmara.
“Nós fizemos uma emenda no Plano Diretor de Manaus, então não houve mais nenhum avanço nesse sentido, em relação à implementação desses medidores”, enfatizou.
Além disso, conhecido por sua atuação no ambiente do esporte na cidade, o presidente salientou a descrição do papel do município nas políticas públicas voltadas para o âmbito desportivo.
“A Câmara, nesses mil dias, conseguiu determinar, dentro da Lei Orgânica, qual é o papel do município em relação às políticas voltadas para o esporte. Nós determinamos que o município tem a competência, a responsabilidade de lidar com a iniciação esportiva e com o desporto comunitário”, apontou.
Outro ponto de destaque para a gestão da Casa é o “Câmara Cidadã”, que nesse biênio 2023-2024 já ofertou três edições e alcançou 26,5 mil atendimentos nas Zonas Leste, Sul e Norte de Manaus.