A abertura da 17ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) ocorre neste sábado (7), às 19h, com o espetáculo convidado “No me toquen esse valse”, do Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

A programação é totalmente gratuita e ocorre no Teatro da Instalação, situado na rua Frei José dos Inocentes, Centro.

Pela primeira vez na capital amazonense, a companhia com mais de 50 anos tem um trabalho ininterrupto, de um teatro político, que dialoga com grandes questões e com dramaturgos como Augusto Boal e seu Teatro do Oprimido.

Festival de Teatro da Amazônia

Até 15 de outubro, 30 espetáculos vão ser apresentados em espaços como Teatro da Instalação, Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Buia Teatro e Largo de São Sebastião.

As apresentações também irão ocorrer no Centro Cultural Barravento, Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da Universidade do Amazonas (UEA) e Casarão de Ideias.

O FTA conta ainda com cinco produções convidadas, dois espetáculos do Amazonas, dois espetáculos nacionais e um internacional.

Incentivo

Entre as atividades estão confirmadas oficinas em espaços como Espaço Cultural Barra Vento e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A programação também deve contar com vivências culturais no Centro Cultural Tauá, no bairro Santa Etelvina e no Espaço Cultural Uatê, no São Lázaro, além do projeto de mediação e concurso de dramaturgia. 

Festival de Teatro da Amazônia contará com atividades formativas e disputas - Foto: Divulgação
Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru, faz abertura do Festival de Teatro da Amazônia – Foto: Divulgação

Disputa

Vinte e cinco espetáculos estão divididos entre a Mostra Jurupari e a mostra não competitiva Ednelza Sahdo.

São montagens de companhias do Amazonas, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Roraima, Ceará, Rio de Janeiro, Amapá e Distrito Federal.

O evento, contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, é apresentado pelo Nubank, com o apoio da WEG e do Governo do Amazonas.

A realização do Festival de Teatro da Amazônia é do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

RELACIONADAS

+ Fim de semana em SP tem ‘Batekoo Festival’ com Liniker Gaby Amarantos

+ Festival emo traz Simple Plan, NX Zero e Fresno em São Paulo

+ Mormaço Cultural: Prefeitura divulga itens permitidos no festival, em Boa Vista