Autoridades americanas e parentes de vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro, em Nova York, prestaram homenagens na manhã deste sábado, 11. São 20 anos de um dos momentos mais tristes do mundo.

A cerimônia contou com a leitura com o nome de cada vítima, e familiares e amigos também leram depoimentos.

Momento de muita comoção mesmo após duas décadas do fatídico dia em que terroristas da rede Al-Qaeda sequestraram quatro aviões com civis e jogaram as aeronaves contra prédios nos Estados Unidos.

O símbolo deste dia dramático é o lugar onde hoje é conhecido como Marco Zero, região que abrigava as Torres Gêmeas, na ilha de Manhatann, em Nova York.

No Marco Zero, acompanharam a cerimônia os ex-presidentes americanos Bill Clinton e Barack Obama; as ex-primeiras-damas Hillary Clinton e Michelle Obama; o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg; a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi; e o líder da minoria no Senado, Charles Schumer.

Em 2011, um terceiro avião foi arremessado contra o Pentágono, na capital Washington DC, onde também ocorreu tributo às vítimas.

Na Pensilvânia, local em que um quarto avião foi derrubado em um campo vazio matando 44 passageiros, a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente George W. Bush prestaram homenagem às vítimas.

Donald Trump, ex-presidente dos EUA, não participou de nenhuma das três cerimônias realizadas neste sábado.

 

Silêncio

No exato horário de 8h46, quando um dos aviões atingiu a primeira torre do World Trade Center, familiares fizeram um minuto de silêncio no Marco Zero.

Outros minutos de silêncio ocorreram às 9h03, quando o vôo 175 se chocou contra os andares 77 e 85 da Torre Sul e às 10h28, quando a Torre Norte desabou.
 

Após o segundo minuto de silêncio, o cantor Bruce Springsteen foi um dos artistas que se apresentaram no Marco Zero.

 

Foto: Reprodução/Internet – Homenagens também ocorreram no Marco Zero, em Nova York

 

_________________________________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia 

 

Em Manaus, recém-nascido é abandonado dentro de carro no bairro Nova Esperança

 

Atentados no 11 de setembro: 20 anos depois, a página triste da história do mundo

 

Fim do Whatsapp em celulares: De IPhone a modelos Android, saiba quais telefones perderão acesso

 

Lotofácil da Independência pagará neste sábado prêmio de R$ 150 milhões

 

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 45 milhões