25% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil têm resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou sem autorização. Os dados são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pertencem ao ciclo 2022 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ao todo, foram coletadas 1.772 amostras em supermercados de todo o país.  67% delas puderam ser rastreadas até o distribuidor e 23%, até o produtor rural. Segundo a Anvisa, as amostras são analisadas em laboratórios especializados por meio de métodos científicos reconhecidos internacionalmente. 

A Anvisa apresentou ainda os resultados do ciclo 2018-2019. Com quase o dobro de amostras coletadas, 3.296, o percentual de alimentos com irregularidades permaneceu praticamente inalterado – 25,6%.

Os dados da pesquisa têm sido usados nos últimos dez anos para orientar a reavaliação de agrotóxicos no Brasil, e servir de referência para a elaboração de normas.

“Os resultados orientam ainda a possibilidade de restrições de determinados agrotóxicos para culturas específicas, como o carbossulfano, a metidationa e o formetanato, que tiveram restrições para algumas lavouras”, informa o documento.

RELACIONADAS

+ Senado aprova lei que agiliza processo de registro de agrotóxicos no país

+ Carga irregular de ovos e agrotóxicos são apreendidos na AM-010

+ STF forma maioria contra decreto de Bolsonaro sobre agrotóxicos