O ovo é um alimento versátil, rico em diversos nutrientes importantes para a saúde e pode ser usado em inúmeras receitas. Apesar disso, ainda existem muitos mitos e verdades sobre esse alimento.
1. E o colesterol?
Muito se fala que ingerir ovo é ruim para o colesterol, mas, na verdade, o alimento ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e controlar o colesterol ruim (LDL).
“O ovo é considerado um alimento saudável quando consumido com moderação, como parte de uma dieta equilibrada”, explica a médica Lorena Balestra ao Capitalist.
2. Ovo cru faz mal?
De fato, comer ovo cru ou com a gema mole pode fazer mal por conta do risco de contrair salmonela. A nutróloga Sandra Maria Fonseca explica alguns dos problemas.
“O ovo cru possui avidina, um fator antinutricional que impede a absorção da biotina. Além disso, a ingestão do ovo cru faz com que nosso organismo não consiga absorver completamente a proteína”.
3. Qual a relação do ovo com diabetes?
Quem é diabético também pode consumir ovos. Fonseca explica que quem ingere ovos regularmente é menos propenso a desenvolver diabetes.
“O ovo tem baixo teor de carboidratos e baixo índice glicêmico, portanto, tem menor efeito sobre a glicemia sérica”.
4. A gema é amiga ou inimiga?
A gema do ovo é rica em vitaminas A, D e E, além de conter antioxidante e colina, uma substância amiga do cérebro e que ajuda a melhorar a memória.
5. Ovo ajuda a emagrecer?
O consumo de ovos pode ajudar na perda de peso, já que as proteínas ajudam a promover saciedade e controlar o apetite.