Os peixes são conhecidos por trazerem inúmeros benefícios à saúde do organismo. Apesar disso, nem todo peixe pode ser saudável para o consumo.

Segundo Pâmela Miguel, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional de São Paulo, explicou ao portal Cidade Verde, alguns peixes ingerem mercúrio, que faz mal para o corpo humano.

“A contaminação acontece da seguinte forma: o mercúrio é lançado na atmosfera, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, e acaba sendo depositado nas águas. A maioria dos peixes e frutos do mar é contaminada por ele”, explicou ela.

Ela ressaltou que o tipo de peixe, assim como a alimentação, o habitat e a idade, são fatores essenciais e que influenciam nos níveis de mercúrio.

“Os peixes predatórios, ou seja, aqueles que comem outros peixes e estão no topo da cadeia alimentar, possuem mais tendência a ter um maior nível de mercúrio”, reforçou.

Os cinco peixes que ocupam o topo da cadeia alimentar e devem ser evitados são: cação, tucunaré, pescada branca, tainha, cavala e garoupa.