Popularmente conhecida como gordura no fígado, a esteatose hepática é uma das causas da obesidade na população adulta.

No entanto, há 5 sintomas característicos da gordura no fígado para prestar atenção. Apesar de ser uma doença mais comum na faixa etária dos 40 e 50 anos, crianças também podem sofrer com a esteatose.

1. Inchaço

O inchaço é um dos sintomas que costuma surgir em pessoas com problemas renais, mas que também aparece em quem tem gordura no fígado. O teste é: pressionar pernas ou pés com os dedos e ver se fica uma marca funda por alguns segundos.

2. Cólicas e inflamação abdominal

Se as cólicas abdominais, diarreia, gases em excesso e inchaço na região abdominal persistirem por certo tempo, é sinal de que algo não vai bem com o fígado.

3. Pele e olhos amarelados

A pele e os olhos amarelados significam icterícia, quando acumula bilirrubina em excesso e o fígado tem dificuldade em filtrar toxinas do sangue. A bilirrubina, que dá pigmento à bile, se acumula no sangue e muda a coloração na pele.

4. Fadiga

Sentir fraqueza e também baixo rendimento também pode ser um sinal de que o fígado não está bem. O órgão armazena vitaminas A, E, D e K, que segundo o portal UOL, são responsáveis por manter bons níveis de energia.

5. Alteração da cor de fezes e urina

Fezes claras ou também esbranquiçadas são um sinal para se atentar. Além disso, urina escura pode significar problemas no rim causados pelo acúmulo de gordura no fígado.