Na data do 7 de Setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na Esplanada dos Ministérios acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na manhã desta quinta-feira (7), para acompanhar o desfile cívico.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Cerca de 30 mil pessoas estiveram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para acompanhar o desfile. O governo abordou a mensagem de união e fim do ódio “Democracia, Soberania e União – Defender e Desenvolver o Brasil”. O desfile teve a temática da paz, vacinação, ciência e defesa da Amazônia.
Lula iniciou o desfile ao lado da primeira-dama, Janja, no Rolls Royce presidencial. O presidente vestia sua faixa, enquanto Janja usava vestido vermelho.
Na tribuna, estiveram 200 convidados entre deputados e autoridades do governo. Ao lado de Lula, estiveram o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Representando as Forças, estiveram presentes o general Tomás Paiva, comandante do Exército, o almirante Marcos Olsen, comandante da Marinha, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, e José Múcio Monteiro, ministro da Defesa.
“Paz, ciência, vacinação e Amazônia“
O governo destacou o evento fazendo uma contraposição aos desfiles do governo anterior. O governo Lula quis ressaltar a união nacional, a democracia e a relação institucional entre o poder civil e as Forças Armadas. Em destaque a isso, o presidente posou para fotografia de mãos dadas com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os chefes das Forças Armadas: o general Tomás Paiva, comandante do Exército, o almirante Marcos Olsen, comandante da Marinha, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica
O Zé Gotinha, personagem mascote da campanha de vacinação do Brasil, desfilou em cima de um carro do Corpo de Bombeiros do DF, foi aplaudido pelo público e teve repercussão nas redes sociais. O mascote compôs o eixo “Saúde e Vacinação”.