A deputada federal Bia Kicis fez um apelo, nesta terça-feira (21), pela liberdade dos policiais militares presos pelo 8 de janeiro. Além disso, em sessão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a parlamentar celebrou a soltura do coronel Jorge Eduardo Naime.

Liberdade provisória

Ainda neste mês, no dia 13 de maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes ordenou a soltura do coronel da Polícia Militar do DF (PM). Após 461 dias preso, o STF decidiu que não era mais necessário manter Naime detido. Sobre o motivo, se deu pelo fato de que o PM realizou o processo de reserva remunerada, para se aposentar.

Além de Naime, outros 5 PMs receberam liberdade provisória, que fazem parte da alta cúpula, já outros dois policiais, de categorias baixas estão mantidos presos.

Kicis cobra liberdade

Ainda nesta terça-feira, a deputada Bia Kicis também cobrou a liberdade dos policiais que ainda estão detidos pelo STF. Entretanto, a decisão está nas mãos de Moraes que é relator do julgamento que ocorrerá nos próximos dias.

PMs ainda presos

Por decisão do STF, os policiais Flávio Silvestre e Rafael Martins ambos são réus pelo envolvimentos nos atos de 8 de janeiro. Poucos dias antes dos atos, Silvestre enviou uma mensagem em um grupo de PMs dizendo: “na primeira manifestação, é só deixar invadir o Congresso”.

Já Rafael Martins, recebeu a acusação da Procuradoria Geral da República (PGR) de permitir que tropas sob seu comando permitissem o avanço dos vândalos.