Em memória ao dia 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) promoverá a exposição “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No dia 8 de janeiro, próxima segunda-feira, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, vai realizar a abertura da mostra.

Alem do 1 ano da data, a exposição tem intuito de preservar a memória institucional do STF.

Serão expostas cenas que simbolizam a resistência do STF diante da retomada das atividades da Casa e os esforços das equipes envolvidas na reconstrução e restauração do patrimônio do Supremo.


A mostra também contempla o projeto “Pontos de Memória”, que foi exposto logo após os atos antidemocráticos e mostra as peças danificadas, fragmentos decorrentes da violência.

Limpeza e consertos no STF após atos de vandalismo - Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Limpeza e consertos no STF após atos de vandalismo – Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A exposição será aberta ao público na terça-feira (9), das 13h às 17h, no térreo do Edifício-Sede.

Governo

No 1 ano após a invasão às sedes dos Três Poderes, o governo Lula, o Congresso Nacional e o STF vão realizar o ato Democracia Inabalada.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, declarou na última semana que o governo monitora manifestações contrárias ao ato.

“O Brasil é um país livre e democrático, manifestações democráticas são sempre bem-vindas e são absolutamente naturais. O que temos monitorado são ameaças e ataques às instituições democráticas, mas, até o momento, não há nada que preocupe”, afirmou.

RELACIONADAS

+‘Prisão e forca’ estavam no plano, disse Moraes em entrevista

+ Governos federal e do DF assinam protocolo para ato do 8/1