Ícone do site Portal Norte

Deu o que falar: 94 bebês mortos na maternidade e estupro de vuneráveis foram os assuntos mais comentados da semana

maternidade nossa senhora de nazareth

Estrutura de lona da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth - Foto: Secom-RR/Arquivo

Entre os meses de janeiro a julho de 2023, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) registrou 94 mortes de recém-nascidos na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Maio foi o mês em que houve a maior concentração, com 21 casos, chegando a uma taxa de mortalidade de 26,06%.

O mês de julho também apresentou uma taxa de mortalidade fetal de 16,86%, o que representa 14 mortes. 

A mortalidade fetal é aquela que ainda acontece dentro da barriga da mãe.

Famílias processaram o Estado por bebês mortos na maternidade 

Em julho deste ano, três bebês morreram por falta de diálise. As famílias acionaram a Justiça e denunciaram negligência por parte do Estado.

O Centro de Hemodiálise e o Estado de Roraima já apresentaram contestação. A acusação deverá apresentar até janeiro a impugnação da defesa.

Portal Norte pediu esclarecimentos para a Sesau e até o momento não recebeu respostas.

Violência e casos de estupro de vulnerável

Estupro de vulnerável – Foto: Reprodução

Um homem, de 51 anos, foi preso no início da noite de quarta-feira, 6, após ser acusado de assédio contra a enteada, uma jovem de 21 anos, no bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista.‌

A vítima informou aos policiais que estava em casa, quando o padrasto chegou e pediu para conversar com ela.

Ainda segundo relato, o homem fazia perguntas de teor sexual e tentava tocar na jovem. Ela informou ainda que não seria a primeira vez que o assédio teria acontecido.

Constrangida, a jovem gravou parte da conversa e enviou para a mãe, que está viajando. A mãe pediu que a jovem se trancasse no quarto e pedisse ajuda para polícia.

Psicólogo preso por estuprar uma criança de 12 anos

A Polícia Civil de Roraima prendeu na segunda-feira, 4, o psicólogo identificado como J. N. S. C., de 65 anos, acusado de estuprar um menino de 12 anos.

O homem foi preso sob a acusação de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu em via pública, no bairro dos Estados, Zona Norte de Boa Vista.

A denúncia do estupro em Boa Vista foi feita no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente por um professor de uma escola militarizada estadual em setembro deste ano.

As investigações iniciaram na mesma época e foi confirmado que o acusado era, de fato, o psicólogo e vizinho da vítima.

Homem mata amigo com deficiência e esconde corpo em fossa em Boa Vista-RR

Amigo com deficiência morava com o assassina há 15 dias – Foto: Ascom/PCRR

Um homem de 32 anos foi preso nessa terça-feira, 5, acusado de matar um amigo com deficiência. De acordo com a Polícia Civil de Roraima (PCRR) o assassinato ocorreu no bairro João de Barro, zona norte de Boa Vista.

Segundo a PCRR, o homem confessou o assassinato do amigo com deficiência, identificado por ele como Felipe.

O crime ocorreu no dia 30 de novembro, mas foi descoberto apenas no dia 4 de dezembro, após vizinhos denunciarem o mau cheiro que vinha do quintal do acusado. Ele escondeu o corpo do amigo em uma fossa.

Homem com mandado de prisão por homicídio no Maranhão é preso em RR

Um homem com mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Imperatriz, no Maranhão, por crime de homicídio qualificado, foi preso nessa quarta-feira, 6, no município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima.

A equipe do Grupo de Pronto Emprego (GPE) da Polícia Civil de Imperatriz, no Maranhão, compartilhou informações com a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), solicitando apoio para efetuar a prisão do foragido.

Os policiais de Roraima se descolaram até Alto Alegre e com a ajuda dos agentes do município conseguiram localizar o suspeito e prendê-lo.

Aos policiais, o suspeito disse que mora na região de Alto Alegre desde 2011 e confessou que, no Maranhão, matou um homem que, segundo ele, teria matado seu irmão.

Polícia Federal incinera quase 3 toneladas de drogas em Roraima

Polícia Federal incinera drogas em Boa Vista – Foto: Ascom Polícia Civil – RR

A Polícia Federal, em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Roraima, incinerou na última terça-feira, 5, quase três toneladas de drogas.

As drogas foram apreendidas em uma ação deflagrada em agosto deste ano, quando foi realizada a maior apreensão de drogas do Estado de Roraima.

Nesta operação, 5 pessoas foram presas e aproximadamente 2.900 kg de “skunk” e de cocaína e 5 armas de fogo foram encontradas.

A destruição, autorizada judicialmente, foi acompanhada por Peritos Criminais da Polícia Federal e contou com a presença de órgãos de fiscalização e

representantes do Ministério Público.

Roraima conquista oito medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2023

Equipe roraimense nas Paralimpíadas Escolares 2023

Roraima conquistou oito medalhas nas Paralimpíadas Escolares, realizadas de 29 de novembro a 1 de dezembro, em São Paulo-SP.

Ao todo, foram duas medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. A delegação roraimense contou com a participação de cinco atletas e um coordenadora.

O coordenador do Centro Paralímpico de Roraima, Vinícius Denardin, destaca que o estado tem um potencial enorme de atletas paralímpicos, mas a falta de apoio prejudica o desenvolvimento da categoria.

“Com nossos resultados, fica claro o potencial paradesportivo do Roraima. O Centro de Referência tem trabalhado duro, mas ainda falta apoio do poder público”, disse.

RELACIONADAS

+Deu o que falar: Veja as 7 notícias mais comentadas essa semana em RR  

+Deu o que falar: apagão na internet em Roraima e ‘pênis de borracha’ foram as assuntos mais comentados

Sair da versão mobile