TERRAS CAÍDAS EM MANACAPURU:  entenda o  desabamento em Porto da Terra Preta

Grande parte do Porto da Terra Preta, em Manacapuru, desabou na segunda-feira (7). O deslizamento "engoliu" barcos e flutuantes, causando grande destruição na área.

“O fenômeno chamado ‘Terras Caídas’ ocorre nas margens dos rios, nas áreas fluviais. Ele é comum na região Amazônica e se desenvolve através do colapso da margem do rio na maioria das vezes, ou então por erosão muito acelerada da margem do rio”, explica Renato Lima, diretor do Centro de Apoio Científico em Desastres.

A Amazônia enfrenta períodos sazonais de cheia e vazante. Durante esses ciclos, as áreas de várzea ficam submersas, tornando-se vulneráveis às dinâmicas fluviais, que afetam o solo e as margens dos rios.

O desabamento é causado pelo fenômeno conhecido como "terras caídas", que ocorre na Amazônia. Esse fenômeno é caracterizado por uma erosão fluvial acelerada, causando o desgaste das margens dos rios.

O desmatamento das margens e o aumento no uso de embarcações mais potentes também agravam o fenômeno. Essas ações provocam fortes ondas (banzeiro), acelerando a erosão das margens e aumentando a ocorrência de terras caídas.

Pesquisas apontam que o fenômeno pode resultar em deslizamentos catastróficos. Esse processo pode ser tanto gradual quanto repentino, afetando áreas quilométricas.