A tradicional maior paçoca do mundo começou a ser produzida e deve ser servida nesta sexta-feira (7) em Boa Vista. O prato gigante deve bater seu próprio recorde esse ano.

A paçoca será distribuída gratuitamente a pelo menos 20 mil pessoas, na sexta-feira (7), no festival Boa Vista Junina 2024, de acordo com o portal G1.

Nesta quarta (5), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) anunciou que o Guinness World Records, o livro dos recordes, vai estar presente no dia da pesagem para avaliar o prato.

O objetivo é bater o próprio recorde estabelecido desde 2015, na mesma festividade junina, e ultrapassar os 1.264 quilos servidos em 2023.

Ao todo são 15 pessoas trabalhando 2.800 kg de carne, 520 kg de farinha amarela, 170 kg de cebola, 42 kg de manteiga e 1.400 kg de banana para produzir a paçoca.

Foto da produção da maior paçoca do mundo em 2019. – Foto: Reprodução/Andrezza Mariot/PMBV

A paçoca de Roraima

A tradicional paçoca de Roraima é um prato títpico da culinária regional, bastante apreciado por seu sabor característico, cultura indígena e pelo amor dos roraimenses.

Diferente da paçoca doce de amendoim, muito comum no resto do Brasil, essa é salgada e produzida principalmente com carne seca, farinha de mandioca e temperos.

Em 2022, a maior paçoca do mundo se tornou patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista, a partir do Projeto de Lei (PL) n°2.349, de autoria do vereador Bruno Perez (MDB).

Com informações do G1 e Roraima em Tempo.