A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta terça-feira, 15, que a pandemia da Covid-19 está longe de terminar no mundo, apesar da diminuição global de casos e mortes e de muitos países terem afrouxado medidas sanitárias.

Segundo a OMS, na última semana, o mundo teve mais de dez milhões de casos e 52 mil mortes por conta da doença.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

No Brasil, o ministro Marcelo Queiroga estuda rebaixar o estado de emergência sanitária da Covid e mudar o status de pandemia para endemia.

Sobre isso, a Organização informou que não vai comentar, pois os gestores locais são livres para fazer suas próprias políticas sanitárias, mas informou que “a pandemia só terminará em algum local quando terminar em todos”. A OMS decretou pandemia da doença há pouco mais de dois anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento, somente 39,78% dos brasileiros maiores de 18 anos tomaram a dose de reforço e nem 80% das pessoas maiores de 5 anos tomaram a segunda (76,60%). Nas últimas 24 horas, foram registrados 52.094 novos casos de Covid-19 e 336 óbitos pela doença no país.

De acordo com o presidente da Sociedade de Infectologia, Alberto Chebabo, não cabe ao governo definir se o Brasil sairá da pandemia. “Não cabe ao país decidir sobre sair da pandemia. isso é analisado de forma global, de acordo com o momento epidemiológico pelo qual os países estão passando”.

“É cedo para falar sobre essa mudança, com vários países ainda passando por uma onda com alto número de casos, como é o exemplo da China. Para haver mudança, é necessária uma avaliação de que os números de casos, internações e mortes estejam estáveis por um tempo e que se tenha atingido um percentual de vacinação satisfatório, principalmente das populações vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos”, avalia.

________________________

RELACIONADAS

Pandemia: mundo ultrapassa marca de 6 milhões de mortos pela Covid-19

Em 9 semanas, mais de 80 milhões de casos da variante ômicron foram relatados à OMS

OMS alerta líderes mundiais que a pandemia não está perto do fim

________________________

O ministro da saúde Marcelo Queiroga tem conversado com os poderes brasileiros para discutir a mudança de emergência sanitária no Brasil. Nesta terça-feira, ele se reuniu com o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, que declarou que “Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China, mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”.

Na semana anterior, Queiroga já havia se reunido com o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira. O ministro afirmou que já está agendada para a semana que vem um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para tratar sobre o tema.

Nesta terça, o ministro afirmou que para rebaixar a emergência sanitária, é necessário ter certeza que a pandemia caminha para o seu fim, pois a medida tem impacto regulatório.

“Não podemos encerrar políticas públicas importantes em função do fim da emergência sanitária de importância nacional. É necessário que façamos uma análise do impacto regulatório para que consigamos voltar à situação anterior à pandemia sem grandes sobressaltos”, afirmou o ministro.

________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

image