O abacaxi cultivado principalmente em Novo Remanso, Itacoatiara, localizado a 176 quilômetros da capital, está ganhando destaque na Vitrine do Agro do Turistódromo em Parintins, que fica a 369 quilômetros de Manaus.

Distribuição dos Abacaxi

Durante o sábado (29) e domingo (30), aproximadamente 800 abacaxis foram distribuídos aos visitantes que prestigiaram os serviços oferecidos no evento.

A Vitrine do Agro é uma iniciativa promovida pelo Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) com o objetivo de exibir amostras dos sabores autênticos da região amazônica, cultivados pelos agricultores locais.

Esses produtos também são comercializados nos programas de compra pública do Estado e nas feiras organizadas pela ADS.

“Estamos aqui no Turistódromo em uma oportunidade única, divulgando o nosso abacaxi mais doce do mundo, um produto único, com indicação geográfica, da Vila do Engenho, de São Francisco do Caramuri e Vila Novo Remanso, distribuindo aos visitantes que estão prestigiando o Festival de Parintins”, comentou o titular da Sepror.

Além dos abacaxis, a Sepror entregou 100 compotas de abacaxi, 200 caixas com produtos do agro, contendo doce de leite, castanha, guaraná, farinha, além de mais de 500 balas de cupuaçu, castanha e abacaxi.

Por sua vez, o presidente da Associação de Produtores de Abacaxi da região do Novo Remanso (Encare), Daniel Leandro, lembrou que a produção do abacaxi mais doce do mundo acontece em três regiões próximas, que pertencem a três municípios amazonenses: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Selo IG

Diferenciado pela doçura e baixa acidez do fruto, o abacaxi produzido em Novo Remanso recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 2020.

O reconhecimento foi publicado na “Revista da Propriedade Industrial” do Inpi, edição 2.579, de 9 de junho. Todos os itens expostos na Vitrine do Agro recebem o apoio do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), desde as ações de políticas públicas voltadas para o fomento, assistência técnica, segurança alimentar e comercialização.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.