Pesquisadores do Amazonas podem submeter, até o dia 31 de outubro de 2022, pré-propostas à Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2022, voltada à segurança de recursos hídricos, no contexto da iniciativa European Water4All Partnership/Horizon Europe.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) aderiu ao edital internacional, por meio da parceria com o Conselho Nacional da Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). 

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A chamada está disponível no site da Fapeam, com acesso pela seção Serviços, seguida de Editais.

O objetivo da iniciativa é apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança da água a longo prazo.

Serão abordados os seguintes temas: resiliência, adaptação e mitigação de eventos hidroclimáticos extremos; ferramentas para gestão da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos; e melhor governança da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos e contextos internacionais. 

___________________________________

RELACIONADAS

No AM, pesquisadores da Fapeam terão aumento de suas bolsas de estudos de até 50%

No AM, pesquisa da Fapeam aponta que escama do pirarucu pode servir para revestimento de implantes ósseos

No AM, Fapeam apoia projetos de empreendedorismo com até R$ 60 mil

___________________________________

Podem participar pesquisadores com título de doutorado, residentes no Amazonas, vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado.

A proposta deverá ser submetida em primeira instância ao sistema eletrônico de submissão de propostas da Chamada Water4All 2022 em língua inglesa, atendendo a todos os critérios e prazos definidos pela Chamada. 

Após aprovado pelo secretariado da Chamada, o projeto em versão em português deverá ser inserido na plataforma SigFapeam, dentro dos prazos previstos da chamada.

O projeto deve contar informações sobre como a colaboração beneficiará o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do estado do Amazonas. 

A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no mês de julho de 2023.

Os projetos colaborativos de pesquisa e inovação aprovados terão duração de 36 meses.

Parceria

Participam da Chamada Transnacional Conjunta, 34 instituições de 29 países e a Comissão Europeia. O orçamento total para a chamada é de cerca de 27 milhões de euros.

No Brasil, o apoio será concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

A chamada na íntegra pode ser conferida no site da Water4Alll e as Diretrizes da Fapeam estão disponíveis no site da instituição.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS