O abono salarial é um benefício para os trabalhadores, equivale ao valor de, no máximo, um salário-mínimo. Por exemplo, se a pessoa trabalhou durante os 12 meses ela recebe R$ 1.412 (valor atual). No entanto, se a pessoa trabalhou apenas um mês recebe 1/12 do valor.

No calendário divulgado pela Caixa, o valor começa a ser pago no dia 15 de fevereiro. Recebem o Pis (Programa de Integração Social) trabalhadores da iniciativa privada, considerando o mês de nascimento do trabalhador.

O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é válido para os servidores públicos e o depósito é realizado pelo Banco do Brasil. A referência é o dígito final do número de inscrição do programa.

Confira os calendários abaixo:

De acordo com o portal do G1, recebe o benefício quem atender aos seguintes critérios:

  • estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • ter recebido até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
  • ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2022);
  • ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2022).

Pessoas que não recebem o abono: empregado(a) doméstico(a); trabalhadores rurais empregados por pessoa física; trabalhadores urbanos empregados por pessoa física; trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.