O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, respondeu com ironia sobre não ter conseguido se reunir com o presidente Lula (PT) em Hiroshima.

“Acho que foi ele quem ficou decepcionado”, respondeu Zelenski.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O encontro ocorreria, neste fim de semana, durante reunião da cúpula do G7.

Zelenski contou a mesma versão do governo brasileiro e afirmou que ele e Lula não se encontraram no fim de semana por problemas de agenda.

“Encontrei todos os líderes. Quase todos. Todos têm suas agendas próprias. Acho que é por isso que não pudemos encontrar o presidente do Brasil”, declarou.

RELACIONADAS

+ Brasil e Índia querem solução pacífica para fim da guerra na Ucrânia

+ Japão avalia isenção de visto de entrada para turistas brasileiros

+ Lula defende reforma no Conselho de Segurança da ONU no G7

Agenda com Zelensky

Lula e Zelensky chegaram a negociar nas últimas 24 horas uma reunião bilateral às margens do G7, mas o petista resistia, apesar da forte pressão internacional.

Lula insiste na estratégia de tentar se equilibrar na guerra entre a Rússia e a Ucrânia e afirma que o Brasil é neutro no conflito.

Em coletiva de imprensa na cidade-sede do G7 antes de retornar a Kiev, Zelensky afirmou ainda que não tem provas de que Brasil, Índia e China enviam armas para a Rússia travar a guerra.

Zelensky conseguiu uma reunião até mesmo com o premiê da Índia, Narendra Modi, que é mais próximo de Moscou do que o Brasil.