O presidente Lula (PT) afirmou, nesta terça-feira (25), esperar a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia ainda neste ano.

Na avaliação do petista, o objetivo é que seja um acordo “equilibrado” e que contribua para a reindustrialização do Brasil.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia e esperamos ter boas notícias ainda este ano”, disse Lula.

A declaração de Lula foi dada durante encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha.

“É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e contribua para a reindustrialização do Brasil”, reafirmou o presidente.

Para Lula, a Espanha poderá “ajudar muito” na conclusão do acordo.

Juros e crítica

Lula fez novas críticas à taxa de juros no Brasil nesta terça (25), e disse ser “impossível fazer investimento” no país com a taxa Selic a 13,75% ao ano.

Para o presidente, que participava de um evento em Madri, na Espanha, empresários brasileiros precisam aprender a investir fora do Brasil.

“É impossível fazer investimento com taxa de juros a 13,75%. Espero que a Espanha coloque dinheiro para emprestar mais barato para a gente poder ter empresário que vem aqui buscar dinheiro emprestado”, disse.

RELACIONADAS

+ Lula volta a falar sobre Guerra na Ucrânia e pedir fim do conflito

+ ‘Nunca mais Brasil sem nós’, diz ministra Guajajara no 2º dia do ATL

+ Senado: Presidente do Banco Central fala sobre alta taxa de juros

Cooperação

Na ocasião, o presidente afirmou que as condições estão dadas para um aprofundamento da cooperação econômica e comercial entre Brasil e Espanha.

De acordo com ele, a estabilidade política e crescimento da economia brasileira “voltarão a trazer excelente retorno às empresas espanholas”.

Ao citar condições para aprofundamento da cooperação entre os dois países, com destaque à infraestrutura, Lula disse ser “entusiasta que setores públicos e privados andem de mãos dadas”.

Lula ainda disse querer atrair capital produtivo espanhol para o Brasil.