A simplificação e modernização de acordos de pagamento em moedas locais entre Brasil e Argentina foram assinados em acordo nesta segunda-feira (23).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O memorando conjunto foi assinado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad e pelo ministro da Economia argentina, Sergio Massa.

A assinatura do documento dá início aos estudos para uma unidade comum de troca entre os dois países para transações comerciais e financeiras.

“Propõem que a assinatura do presente instrumento dê início a ações destinadas a superar barreiras e dinamizar o comércio bilateral, a simplificar a modernizar acordos de pagamento em moedas locais e a fortalecer a integração regional”, diz trecho do documento.

RELACIONADAS

+ Moeda comum entre Argentina e Brasil está na agenda de Lula e Fernández

+ Brasil e Argentina assinam sete documentos para novas parcerias

+ Lula embarca para Argentina para 1ª agenda internacional

Expansão de moedas locais

O texto traz o compromisso de expansão do uso de moedas locais, com a intensificação das negociações entre os bancos centrais e outros órgãos responsáveis para aperfeiçoar o Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML).

“As partes acordam em avançar em acordos e instrumentos que facilitem o livre fluxo de divisas entre os países, sob um esquema compatível com a estabilidade financeira e macroeconômica”, diz outro trecho do memorando.

O documento assinado por Haddad e Massa defende a necessidade de se aprofundar a integração regional.