Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) para ampliar o atendimento aos pacientes com sintomas das síndromes respiratórias.

O estado vivencia um surto das doenças, que acabam evoluindo para casos mais graves. A equipe da secretaria de saúde, por meio de levantamento, revela que isso se dá pela falta de cumprimento das vacinas no calendário dos pacientes, como explica a secretária adjunta da Sesacre, Ana Cristina.

“É importante salientar que temos dois vírus circulando, o Rinovírus e a Influenza A, o Rinovírus é mais transmissível e mais agressivo, que tem atingido principalmente idosos e crianças com menos de dois anos. Quando olhamos para o público adulto, identificamos que ele não tem cumprido o calendário vacinal, fazendo com que a carga viral evolua para casos mais graves”, disse a secretária.

Na busca de ampliar e estender os atendimentos para tratar síndromes respiratórias, o novo secretário municipal de saúde, Jhonatan Santiago, informou que mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS) passarão a funcionar como referência, com atendimento aos sábados.

“Os atendimentos funcionarão normalmente durante a semana e aos sábados, passarão a funcionar com horário estendido até às 16h. Passam a somar como referência as unidades Claudia Vitorina (Taquari), Roney Meireles (Adalberto Sena), Rosangela Pimentel (Calafate) e Hidalgo de Lima (Baixada da Sobral). Essas unidades continuarão com seus atendimentos normais”, disse o secretário.