O governo do Acre decretou neste domingo (25) estado de emergência para 17 municípios do Acre, em decorrência das inundações que assolam a região.

A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, tem validade de 180 dias e abrange municípios afetados por inundações de rios e igarapés.

Segundo o decreto, as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri foram declaradas em estado de emergência.

A situação mais crítica é observada em Assis Brasil, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri.

Além das inundações dos rios, o transbordamento dos igarapés também tem causado danos significativos, em órgãos públicos e propriedades privadas.

Em Jordão, as águas atingiram quase toda a cidade e a Energisa fez o desligamento de 651 unidades consumidoras na cidade. Para Santa Rosa do Purus foi enviado reforço das equipes também.

Apoio a população

Em meio à calamidade, a Defesa Civil do Estado está em alerta máximo. Em Jordão, onde a situação é crítica, equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde foram enviadas para organizar abrigos e prestar assistência às famílias afetadas.

O decreto de emergência visa facilitar o acesso a recursos federais e agilizar a tomada de medidas para mitigar os impactos das inundações.

Dados Acre

Nas seis cidades mais atingidas, há 39 abrigos atendendo 3.717 pessoas desabrigadas, além ainda do registro de 3.379 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos.

Os dados de Plácido de Castro ainda estão sendo contabilizados.

Rio Branco

Pessoas desalojadas: 168
Pessoas desabrigadas: 310
Abrigos: 9

Assis Brasil

Pessoas desalojadas: 125
Pessoas desabrigadas: 340
Abrigos: 4

Brasileia

Pessoas desalojadas: 1.256
Pessoas desabrigadas: 1.540
Abrigos: 7

Jordão

Pessoas desalojadas: 1.070
Pessoas desabrigadas: 508
Abrigos: 7

Epitaciolândia

Pessoas desalojadas: 750
Pessoas desabrigadas: 1.010
Abrigos: 8

Xapuri

Pessoas desalojadas: 10
Pessoas desabrigadas: 9
Abrigos: 4

Emergência

Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), por meio do 193.

Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.