O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciará a vacinação contra a dengue em fevereiro.

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira (25), a distribuição da vacina para 11 municípios do estado.

A imunização será focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, residentes em cidades com mais de cem mil habitantes e alto volume de casos de dengue tipo 2.

Além disso, municípios vizinhos também receberão o imunizante.

Vacina Qdenga (TAK-003) contra a dengue será utilizada para vacinação de brasileiros – Foto: Divulgação

Com o aumento de 106% nos casos de dengue, o governo do Acre decretou estado de emergência, iniciando medidas preventivas de combate ao mosquito da dengue.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 11 municípios do Acre estão entre as regiões com alto índice endêmico, se tornando grupo prioritário no esquema de distribuição de vacinas.

Estratégia de vacinação

O Ministério da Saúde acordou, os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS.

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa.