O governo do Acre anunciou, nesta quinta-feira (30), a criação do comitê técnico responsável pela elaboração do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Acre (Peveg).

A novidade foi publicada no Diário Oficial do Estado, enquanto o governador Gladson Cameli participa da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Peveg tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para a recuperação da vegetação nativa, com monitoramento ao longo do tempo. 

A proposta do plano abrange diversas áreas, como:

  • Sensibilização da sociedade sobre os benefícios econômicos, sociais e ecológicos provenientes da recuperação da vegetação nativa;
  • Fomento à cadeia de insumos, serviços ou produtos relacionados à conservação ambiental e recuperação da vegetação nativa;
  • Estímulo a instrumentos e mecanismos financeiros para incentivar estratégias de recuperação da vegetação nativa;
  • Aprimoramento do ambiente regulatório e aumento da segurança jurídica para a recuperação da vegetação nativa, entre outros objetivos.

O Comitê, composto por 15 secretarias e instituições governamentais, será liderado pela secretária de Meio Ambiente, Julie Messias.

Além disso, foi lançado o Plano Estadual de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas no Acre (PPCDQ-AC).

De acordo com o plano, a meta do governo é reduzir o desmatamento em 50% até 2027, para garantir a conservação da biodiversidade.

Também foi oficializada a criação da Rede de Governança Ambiental do Acre, para alinhar objetivos entre o Estado e as prefeituras em prol da política ambiental.

RELACIONADAS

+ Lula vai a COP para cobrar empenho dos países ricos no meio ambiente

+ Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal irão participar de COP 28 em Dubai 

+ Ministras falam sobre articulação do Governo para agenda ambiental