Em operação conjunta, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram uma aeronave, nesta quarta-feira (26), nas proximidades da cidade de Porto Velho, em Rondônia.

Segundo informações divulgadas pela FAB, a aeronave modelo Cessna 401A foi detectada por radares no estado de Rondônia e sobrevoava o território brasileiro, clandestinamente. O bimotor havia decolado da Bolívia.

Na sequência, sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), dois caças A-29 Super Tucano, de defesa aérea, foram acionados para realizar a interceptação. 

As ações foram adotadas devido ao bimotor estar realizando um voo irregular e por ter desobedecido às orientações passadas pela defesa aeroespacial brasileira. A ação conjunta é parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF)

Ainda de acordo com dados da operação, após a interceptação, o bimotor evadiu-se e retornou para o espaço aéreo da Bolívia, sendo encerradas as ações do COMAE. 

Com informações da Força Aérea Brasileira

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.