Na noite de sexta-feira (3), o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, interrompeu por tempo indeterminado todas as atividades de pousos e decolagens devido às intensas chuvas que afeta o Estado do Rio Grande do Sul desde o início da semana.

Em um comunicado oficial foi emitido pela Fraport Brasil, empresa responsável pela administração do aeroporto.

“Devido ao alto volume de chuvas que afetam o Rio Grande do Sul nos últimos dias e visando garantir a segurança dos funcionários e passageiros, as operações de pouso e decolagem estão suspensas no Aeroporto Salgado Filho, por tempo indeterminado. Pedimos aos passageiros que entrem em contato com suas companhias aéreas para obter mais informações sobre seus voos”.

Comunicado de cancelamento – Foto: Reprodução/Instagram @portoalegreairportoficial

Voos

No início da noite desta sexta, a Latam informou que todos os voos feitos pela companhia partindo e chegando a Porto Alegre, neste sábado (4), às 12h, foram cancelados por conta das fortes chuvas.

O trajeto entre em Caxias do Sul e Passo Fundo segue normalmente, afirmou a Latam, mas existe a possibilidade de mudanças em razão dos temporais.

Em nota, a companhia orienta que os passageiros “evitem se deslocar para o Aeroporto Salgado Filho” e que consultem com antecedência o status dos voos de e para Caxias do Sul e Passo Fundo no site da empresa.

“A companhia reforça que está oferecendo flexibilidade comercial para quem tem voos até o domingo, 5 de maio, de/para as localidades. A autogestão para alterações de data ou voo, sem multa ou diferença tarifária, pode ser realizada diretamente em latam.com na seção ‘Minhas Viagens’.”

A Gol já havia informado nesta semana que os clientes poderiam remarcar os voos chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina até o dia 31 de maio.

A medida vale para os aeroportos localizados nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo (no Rio Grande do Sul), e Chapecó, em Santa Catarina.

O comunicado, publicado na última quarta-feira (1º), informa ainda que os passageiros interessados em remarcar o voo deverão deixar o valor da passagem em crédito com a companhia.

A Gol garantiu que não haverá cobrança da taxa de cancelamento, e os clientes também ficarão isentos de pagar a taxa de remarcações.

Em um breve comunicado, feito às 20h40 desta sexta, a companhia Azul cancelou os voos e pediu aos passageiros para não irem ao aeroporto e que aguardem a empresa entrar em contato.

“Atenção: devido a situação meteorológica do Rio Grande do Sul estamos cancelando voos. Não vá para o aeroporto. Aguarde atualizações e nosso contato”, disse a companhia.