O presidente da Argentina, Javier Milei, virá ao Brasil para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC 2024).  O evento será em Balneário Camboriú, SC, nos próximos dias 6 e 7. 

O porta-voz da Casa Rosada,  Manuel Adorni, confirmou a vinda do mandatário nesta segunda-feira (1º). Adorni também informou que Milei não irá à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, marcada para 8 de julho no Paraguai.

A Presidência argentina alega que a decisão do chefe de não participar do evento se deve a uma agenda sobrecarregada. A ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, representará a Argentina.

Lula

Mesmo com a viagem ao Brasil, Javier Milei não planeja se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Adorni descarta relação entre a não participação no evento do Mercosul com as diferenças entre o mandatário argentino e o presidente Lula.  

O porta-voz classificou a distância ideológica entre os dois mandatários como “astronômica”, mas garantiu que Milei não tem problema em participar de eventos em que Lula e outros presidentes com os quais tenha diferenças ideológicas estejam.

Milei e Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou a vinda de Milei para o CPAC.  Segundo o parlamentar, além de palestrar, o presidente argentino fará uma reunião com Jair Bolsonaro, que também discursará no evento.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.