Os moradores de Palmas que precisarem solicitar a emissão da Carteira de Identidade (RG) deverão realizar um agendamento online através do site da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, a partir da próxima segunda-feira (13).

A mudança visa oferecer um atendimento mais eficiente e evitar filas na sede do Instituto de Identificação da cidade.

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Antes da implementação do novo sistema de agendamento, os interessados podiam se dirigir diretamente ao Instituto de Identificação.

Com a adaptação, a população terá a oportunidade de escolher o melhor horário e será atendida exclusivamente naquele período.

Nova Carteira de Identidade

O Governo Federal adiou o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) para o dia 6 de dezembro.

A nova carteira terá um padrão nacional e um número único para todas as unidades da federação, de acordo com a Lei nº 14.534/2023, que estabelece o CPF como número único e suficiente para a identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

A nova CIN proporcionará um número de identificação único para cada cidadão, reduzindo significativamente a probabilidade de fraudes, uma vez que antes era possível que uma pessoa tivesse um número de RG para cada estado em que tivesse sido emitido.

Uma das inovações da nova CIN é a inclusão de um QR Code, que permitirá a verificação da autenticidade do documento, além de possibilitar a identificação de casos de furto ou extravio, tudo isso através de qualquer smartphone.

As mudanças representam um avanço na modernização e segurança dos documentos de identificação no Brasil.

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