O ministro Jorge Messias da Advocacia-Geral da União (AGU) determinou, nesta quarta-feira (30), que os responsáveis por divulgar fake news sobre o transplante de coração do apresentador Fausto Silva sejam devidamente punidos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Pelo Twitter, Messias afirmou estar preocupado com as notícias falsas sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), depois que muitas pessoas divulgaram que Faustão teria pulado a fila do Sistema Único de Saúde (SUS), por ser milionário.

“Tem causado preocupação a grande quantidade de fake news sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Determinei a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) que avalie a situação e atue de imediato na proteção dessa importante política pública para o país”, escreveu.

No caso de Faustão, em razão do estado grave de saúde, o apresentador foi automaticamente para o grupo que recebe prioridade. Quando o órgão ficou à disposição, o SUS encontrou 12 potenciais pacientes que atendiam aos requisitos para receber o coração; quatro com prioridade e Faustão era o segundo. 

Mas as condições clínicas necessárias para o transplante não têm privilégios por ser personalidade pública, ou pela condição financeira. Segundo o painel do Sistema Nacional de Transplantes, quase 400 pessoas aguardam um novo coração no Brasil.

O cardiologista Fernando Bacal, responsável pelo tratamento do apresentador, atualizou o estado de saúde do apresentador nesta quarta-feira (30). Segundo o médico, o comunicador, que passou por um transplante de coração no último domingo (27), está “evoluindo dentro do esperado” e “já quer sair andando”.

Bacal explicou que Faustão segue em observação, mas a expectativa é que ele fique bem o suficiente para receber alta em breve. Além disso, detalhou que o paciente tem tido uma boa evolução e conversa normalmente com os familiares.

RELACIONADAS

+ Faustão está consciente e respira sem auxílio de aparelhos

+ Saiba o que aconteceu com Faustão 24h depois do transplante