A partir de agora as empresas responsáveis por organizar eventos e shows serão obrigadas a distribuir água em dias muito quentes sem cobrar nada.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A medida foi publicada nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A ação já tinha sido anunciada no último sábado (18) pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, após a morte de uma fã durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.

De acordo com a portaria, as organizações dos eventos em todo o Brasil deverão permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal para consumo.

Além disso, os produtores também terão de distribuir água de forma gratuita ou disponibilizar bebedouros para as pessoas que vão participar do evento.

A portaria tem validade de 120 dias e começou a ser válida no dia do anúncio feito pelo ministro da Justiça.

Veja publicação

Além disso, um Projeto de Lei que obriga as empresas que organizam esses eventos a distribuir água gratuita para consumo dos telespectadores, foi apresentado pelas deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Segundo o texto da proposta, o fornecimento deve ser garantido antes, durante e após a realização do show em quantidade suficiente para o público presente.

Caso o PL seja aprovado, e o estabelecimento não cumpra as medidas estabelecidas no projeto, deve pagar multa de R$ 10 mil a R$ 100 mil, além da empresa ser proibida de realizar novos eventos.

O projeto ainda será encaminhado à Mesa Diretora da Câmara dos deputados.

RELACIONADAS

+ Laudo preliminar indica que fã de Taylor Swift teve hemorragia pulmonar no show

+ Fã de Taylor Swift morre durante show no RJ

+ Fãs de Taylor Swift fazem ‘vaquinha’ para translado de Ana Benevides