A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) advertiu a concessionária Águas de Manaus sobre a falta de informação adequada aos usuários durante o processo de adesão à cobrança da taxa de esgoto nas áreas atendidas pelo Prosamim III, localizado na bacia do igarapé do São Raimundo, na zona Sul de Manaus. 

Segundo reclamações de consumidores a Ageman, a empresa não promoveu ações esclarecedoras aos usuários, referentes aos benefícios do esgotamento sanitário, valor da tarifa correspondente ao serviço, e custos de implementação da ligação de esgoto.

Conforme a notificação de advertência emitida pela Ageman, no momento em que os usuários eram informados pela empresa sobre a taxa de esgoto, o serviço era apresentado por um formulário como uma “atualização de dados”, quando na verdade era um aceite do consumidor para o início da cobrança.

De acordo com o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, é uma determinação do prefeito David Almeida, que os serviços públicos sejam prestados aos usuários com qualidade, eficiência e transparência. 

___________________________________

RELACIONADAS

Covid-19: Amazonas registra os menores índices desde o início da pandemia

Amazonas detecta dois casos da variante Mu, em Tabatinga 

Novo caso da variante Delta é registrado no Amazonas

___________________________________

“Na nossa avaliação, a empresa não trabalhou suficientemente as informações sobre a cobrança da taxa de esgoto, a fim de evitar a resistência e a indignação dos usuários. Faltou mais transparência da empresa na hora de fazer a adesão dos usuários. Diante dessa postura, decidimos pela advertência”, afirmou .

A empresa chegou a ser notificada ainda no mês de agosto pela Ageman para que suspendesse a cobrança das novas adesões, mas a concessionária manteve o procedimento e diante da desobediência, a agência reguladora municipal instaurou um procedimento sancionatório contra a concessionária, que terá 15 dias para apresentar a defesa e adotar providências.

Sem esclarecimento

A equipe do Portal Norte de Notícias solicitou um esclarecimento da empresa Água de Manaus e até o fechamento desta matéria ainda não obteve retorno.  

____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

VÍDEO: Homem de 50 anos é preso por estupro de vulnerável de sua enteada de 10 anos, em Manaus

Caminhão de cerveja tomba na Avenida Autaz Mirim e complica trânsito na manhã desta quarta

Em Tapauá-AM, licitação de R$ 3,7 milhões para produtos de limpeza inclui 2 mil incensos

Sine Manaus e AM ofertam 150 vagas de emprego para esta quarta

Beneficiários nascidos em abril podem sacar o auxílio emergencial nesta quarta-feira