A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei, que reconhece o Airsoft e Paintball como práticas esportivas. Após a aprovação, o texto será encaminhado ao governador do DF, Ibaneis Rocha para sanção.

De acordo com o PL 1.441/2020, as novas modalidades esportivas terão regras para a realização das atividades no estado.

Airsoft e Paintball

O Airsoft é um jogo muito popular entre os jovens brasileiros, que simula operações policiais, militares ou de recreação com armas de pressão. Sobre as armas, as mesmas disparam projéteis (balas) de plástico não-leitais, ou seja, visam apenas não apresentam riscos aos jogadores.

Partida de Airsoft. Foto: Guilherme Rodrigues Miranda/Flickr.

Já o Paintball, é um jogo de estratégia e ação em equipes, cujo objetivo é disparar bolas de tinta nos adversários. Apesar de ser em equipes, as mesmas não podem passar de cinco membros.

Arena de Paintball. Foto: Itus Paintball/Flickr

Leia mais: PPCub não modificará a área central de Brasília, diz secretário

Locais no DF

Entre as regiões do DF que possuem arenas de Airsoft e Paintaball estão:

  • Taguatinga Norte
  • Riacho Fundo
  • Jk Shopping

Quanto ao porte de armas de Airsoft no Brasil, este é permitido assim como o seu uso. Porém, é necessário que a pessoa esteja atenta a algumas precauções como estar sempre com a nota fiscal, contendo os dados da arma, em caso de uma abordagem policial.

Além disso, de acordo com a Portaria 56 do Ministério da Defesa as armas de pressão e mola podem ser compradas por pessoas físicas, sem que haja necessidade de registro no Exército. Contudo, na hora da aquisição a pessoa deve apresentar a documentação como RG, CPF e comprovante de residência.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.