O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, está em Brasília e foi recebido pelo ministro da Indústria e Comércio e vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Saraiva chega na capital do país para cumprir uma agenda de reuniões com o ministério, de interesse da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O superintendente chegou nesta terça-feira (13) para tratar de temas como o da Portaria número 9835/2022.

A Portaria fala sobre a regularização fundiária em terras da Autarquia e o novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Além disso, a portaria cria novos procedimentos para acompanhamento e fiscalização das atividades de pesquisa e desenvolvimento das empresas de informática da ZFM, ficou acertado que serão feitos ajustes no texto por técnicos da Suframa e do próprio MDIC.

A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em até 45 dias e compartilhados com os atores do ecossistema formado por empresas beneficiárias da Lei de Informática, além de instituições científicas e tecnológicas públicas e privadas.

Em relação à regularização fundiária, a Suframa tem cumprido uma agenda de reuniões com os governos estadual e municipal.

Reunião tem com o objetivo de garantir a segurança e impedir novas ocupações irregulares em áreas de Manaus como as comunidades Coliseu, Raio de Sol, Canaã e Nova Canaã, e naquelas localizadas no município de Rio Preto da Eva (a 70 km de Manaus).

RELACIONADAS

+ Geraldo Alckmin indica Rodrigo Rollemberg para presidir conselho do CBA

+ ‘Vamos recuperar o tempo perdido’, diz Bosco Saraiva, novo superintendente da Suframa

+ Suframa divulga workshop gratuito sobre procedimentos de importação no AM

Alckmin em Manaus

Geraldo Alckmin confirmou que retorna a Manaus no próximo mês de julho para a assinatura do contrato de gestão do CBA e para a inauguração do Microdistrito Industrial de Manaus (Dimicro).

A inauguração será feita de forma conjunta entre a Suframa e a Prefeitura Municipal de Manaus.

A entrega do complexo (estruturado e licenciado) está prevista para a primeira quinzena de julho e funcionará como uma incubadora que vai abrigar 29 microindústrias em galpões padronizados, num complexo localizado ao lado da comunidade Coliseu, no ramal do Brasileirinho, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.

A expectativa é que o espaço gere mais de 400 empregos diretos na Zona Franca de Manaus.

Segundo o ministro, a reunião em Brasília e todas as iniciativas anunciadas fazem parte de um contexto maior, representado pelo projeto de neoindustrialização do Brasil e que também abrange o futuro da Amazônia e de suas políticas de desenvolvimento sustentável.

“Reunião de trabalho bastante produtiva com o superintendente Bosco Saraiva. O presidente Lula está determinado em dinamizar a região Norte do Brasil com projetos estruturantes que gerem emprego e renda, respeitando a natureza, dialogando com todos os níveis de governo e reconstruindo as credenciais de nosso país como potência ambiental”, escreveu o ministro nas redes sociais.