A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) busca alternativas para solucionar a crise aérea que afeta os voos e os preços das passagens, especialmente no trecho entre Rio Branco (AC) e Brasília (DF).
Nesta terça-feira (8), a Casa Legislativa promoveu uma entrevista coletiva visando a melhoria da mobilidade aérea no estado.
Diversas propostas são avaliadas, incluindo a criação de um voo diurno de Rio Branco a Porto Velho.
Os representantes legislativos recorreram ao Ministério dos Portos e Aeroportos em busca de medidas para solucionar o problema.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O objetivo é pressionar por um aumento na oferta de voos, buscando resolver a crise que impacta diretamente a mobilidade dos moradores do Acre.
Na semana passada, o deputado Eduardo Ribeiro denunciou os preços exorbitantes das passagens, chegando a R$ 5 mil entre a capital do Acre e o Distrito Federal.
Com apenas duas companhias aéreas operando voos saindo de Rio Branco, a demanda por vagas aumentou, assim como os preços das passagens.
Embora o número de voos tenha diminuído, a Vinci Airports, responsável pelo aeroporto de Rio Branco, relatou um aumento de 11% no fluxo de passageiros no último trimestre.
Para encontrar soluções, o presidente da Casa, Luiz Gonzaga, e o primeiro secretário, Nicolau Júnior, reuniram-se com os demais deputados e anunciaram uma “força-tarefa” legislativa.
“Não vamos ficar de braços cruzados diante de preços inaceitáveis cobrados pelas empresas. Mobilizaremos todos os deputados para exigir uma medida urgente e pôr fim a essa crise”, afirmou Luiz Gonzaga.
RELACIONADAS
+ Companhias aéreas devem reduzir preços de passagens após corte no querosene
+ Governo Federal pretende lançar programa de passagem aérea a R$ 200
+ Fluxo no aeroporto de Boa Vista aumentou 16% no segundo trimestre de 2023