Foi aprovada a Lei nº 5.608/2021 na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) que garante à mulheres vítimas de violência, o ingresso em programas do Governo do Estado para acesso ao emprego e renda, nesta terça-feira (16).

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com o autor da Lei, deputado estadual João Luiz (Republicanos), “as mulheres têm mais ferramentas para se reerguer e viver uma nova vida, longe daquele que a maltratou. Sem dependência financeira e emocional, estamos trabalhando para que todas estejam seguras e dentro do mercado de trabalho”, justificou.

A aprovação da Lei acontece no mês em que é realizada a campanha ‘Agosto Lilás’, que tem como objetivo discutir temas e conscientizar enfrentamentos a violência contra as mulheres em suas diversas formas, como a violência doméstica.

Destacando a Lei 5.608 de setembro de 2021, a norma estabelece a prioridade para que mulheres vítimas de violência doméstica possam ser incluídas nos programas de emprego.

A vítima deverá comprovar mediante apresentação de cópia de ação judicial com trânsito em julgado nas condições previstas na Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), em favor da mulher, comprovando que tenha sido vítima de violência doméstica.

______________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS