Donos de cachorros devem ficar sempre atentos a alguns comportamentos do seu animal, principalmente quando o cão passa a lamber excessivamente as patas, o que pode significar que ele está sentindo algum incômodo. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Para a veterinária Jéssica Barroso da Clínica Veterinária Moti, o excesso de lambedura pode estar ligado a fatores ambientais (alergias) e também fatores psicológicos (ansiedade/estresse). 

De acordo com ela, a lambedura excessiva pode causar a falta de equilíbrio de vitaminas e minerais.

“A pele e o pelo funcionam como barreira anatomo fisiológica entre meio ambiente e organismo, fazendo a proteção contra perigos físicos, microbiológicos e químicos. Logo, a falta de vitamina e minerais deixam essa super barreira fragilizada, mais propensa a fazer com que o animal venha adquirir doenças”, disse.

Imagem divuçgação: pata de um paciente com dermatite por lambedura

 

A veterinária salienta que para ajudar o animal a combater as alergias, seus donos devem evitar exposição a alérgenos aos quais o animal é sensível. 

“Seria o tratamento ideal, o que é impossível em alguns casos. Por exemplo, alérgenos inalatórios. Mas hoje já existem imunoterapias e terapias medicamentosas para a cura desse animal”, explicou.

Ainda sobre os os medicamentos e tratamentos ideais para o tratamento do pet que está sofrendo com algum tipo de alergia, Jéssica informa que variam de acordo com a causa. 

“Geralmente é utilizado shampoos medicamentosos, suplementos vitamínicos, medicações para alívio do prurido e, em alguns casos, remédios para ansiedade também.”

A veterinária conclui, que a coceira é um sistema de alarme efetivo para remoção de substâncias lesivas à pele. 

“O importante é salientar que quando isso acontece de forma crônica, tem um impacto acentuado na qualidade de vida do animal. Principalmente no aspecto da pelagem, que costuma ficar com áreas alopécicas (sem pelos) e lesões secundárias, causadas pelas unhas dos animais”.

O que fazer quando notar que seu cão está lambendo excessivamente as patas?

O primeiro passo é examinar cuidadosamente a área para a qual ele está direcionando as lambidas. Normalmente é a pele entre os dedos, especialmente nas patas dianteiras, ali pode existir ferimento, espinhos ou farpas.

Se for um ferimento leve, pode ser desinfetado em casa e verificar se ele evolui bem. 

Mas se houver um corpo estranho preso, claramente visível, é possível retirá-lo com um pinça com cuidado e depois limpar a área. 

E se não houver sucesso e se o ferimento for grave, deve-se buscar um veterinário. 

___________________________________

RELACIONADAS

Cinomose: veterinária explica o que é e como proteger seu cão da doença infectocontagiosa

Confira cronograma semanal da campanha antirrábica animal em Manaus

ENVENENAMENTO: Saiba o que fazer quando seu animal for uma vítima

___________________________________

Conheça algumas doenças:

1. Dermatite atópica: uma reação alérgica que provoca coceira, que leva o cachorro a coçar e lamber, não apenas as patas, assim como todo o corpo. 

Tratamento: deve se concentrar na redução dos sintomas, para os quais são utilizados anti-histamínicos, antiinflamatórios e até imunoterapia. 

2. Pododermatite: consiste na inflamação da área interdigital, tanto nas pernas traseiras quanto nas dianteiras. Geralmente aparece após um golpe, uma ferida ou contato com uma substância irritante, alergias, parasitas, doenças sistêmicas, cistos interdigitais, ou problemas psicológicos. 

Tratamento: Dessa forma, o veterinário terá que identificar a causa e estabelecer um tratamento adequado.  

3. Cistos interdigitais: São reações inflamatórias que podem ser vistas entre os dedos dos pés do cachorro. Eles se parecem com caroço. E em alguns casos se quebram e expelem um líquido purulento. Geralmente podem ser causados por uma lesão, que pode ser uma pancada, um corpo estranho, ou uma picada. 

Tratamento: Consiste na administração prolongada de antibióticos. 

4. Causas psicológicas: Em alguns casos a lambida compulsiva se deve a um problema psicológico. O cachorro lambe as patas como forma de canalizar a ansiedade e o estresse que o está passando.

Tratamento: Da mesma forma deve ser encaminhado ao veterinário, porque antes de diagnosticar um problema psicológico, é fundamental destacar uma causa física. Neste caso, o dono deve modificar as condições de vida do cachorro. Para isso, o veterinário especializado em comportamento canino, educador ou etologista podem ajudar.

Mas para ultilizar remédios caseiros no animal, é fundamental ir ao veterinário para obter um diagnóstico. Qualquer remédio que o dono queira implantar em casa, primeiro tem que ser combinado com um especialista. 

Vale concluir, que passar um tempo com o animal para ele gastar energia, pode também ser alternativa para que o cachorro evite lamber suas patas. O estimulando de atividades físicas e intelectuais também ajuda.

________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS