O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou que as redes sociais do influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark, sejam bloqueadas.

Moraes ainda deu o prazo de duas horas para que a decisão fosse cumprida, sob pena de multa no valor de R$ 100 mil.

“Se torna necessária, adequada e urgente nova ordem para interrupção de eventual propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática mediante bloqueio de contas em redes sociais, com objetivo de interromper a lesão ou ameaça a direito, conforme anteriormente ressaltado”, escreveu o ministro.

Esta não é a primeira vez que o ministro determina o bloqueio de contas em redes sociais.

Alexandre de Moraes x Monark

Em 2023, o ministro multou em R$ 300 mil o influenciador digital por descumprimento de decisão judicial.

Moraes também determinou o bloqueio do valor nas contas bancárias de Aiub, a suspensão de novos perfis nas redes sociais e o fim da monetização dos canais.

Monark foi investigado pela suposta prática de espalhar “notícias fraudulentas” sobre as eleições.

Neste ano, a Polícia Federal (PF) viu indícios de que o influenciador cometeu crime de desobediência ao criar perfis nas redes sociais após o Supremo Tribunal Federal (STF) mandar suspender suas contas por desinformação sobre as eleições de 2022.

A PF chegou a analisar publicações veiculadas nos novos perfis e encontrou “indícios substanciais que apontam para a persistência na transgressão das ordens judiciais impostas”.