Cerca de 10 alunas entre 11 e 12 anos do 6° ano, de uma escola municipal em Manaus, da Zona Norte, denunciaram um professor de matemática por assédio e importunação sexual.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), as vítimas procuraram a especializada acompanhada dos pais para denunciar o caso e deram detalhes dos abusos.

Segundo as garotas, o professor criava situações para mantê-las por perto e chegava a passar as mãos no corpo dele mesmo na frente de outros estudantes. 

Uma das vítimas não queria mais frequantar às aulas e relatou os assédios para a mãe. Um inquérito individual foi aberto para apurar o caso.

Conforme a delegada, sobre o caso das duas vítimas de 11 anos, o professor vai responder por estupro de vulnerável, conforme configura a lei.

Na situação das oito alunas de 12 anos, a acusação é de importunação sexual. 

A delegada afirmou que os abusos foram denunciados pelas próprias alunas à direção da escola. 

“Nós fomos procurados pela gestora da unidade escolar e pelo Conselho Tutelar, que inicialmente ouviram as vítimas. Até o momento, já foram instaurados nove inquéritos policiais por importunação sexual, e outros cinco por estupro de vulnerável. Além disso, acreditamos que mais vítimas vão nos procurar, porque há relatos de que esse comportamento dele era frequente em salas de aula”, explicou Joyce Coelho.

Todas as vítimas estão sendo ouvidas por equipes especializadas e devem ajudar no processo.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que professor foi afastado imediatamente da sala de aula. O mesmo deve responder administrativamente pela conduta abusiva e desrespeitosa.

______________________

RELACIONADAS

Suspeito de matar professor de dança a facadas é preso em Manaus

VÍDEO: idoso é preso suspeito de abuso sexual de sobrinhas em Manaus

Criança de 10 anos entrega bilhete relatando ser vítima de abuso sexual ao monitor de transporte escolar, em SC: ‘me ajuda’

______________________

Leia a nota

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que é totalmente contra qualquer tipo de violência praticada com crianças e adolescentes intrafamiliar ou no ambiente escolar, seja por servidores ou professores, principalmente a violência sexual.

A escola comunicou o setor jurídico da Semed e o professor foi afastado imediatamente da sala de aula. O mesmo responderá administrativamente pela conduta abusiva e desrespeitosa. A Semed também notificou o fato ao Conselho Tutelar e agora o professor está sob a responsabilidade da Justiça.

A rede municipal de educação ressalta que desenvolve, durante todo o ano letivo, ações de abordagem sobre temas relacionados ao abuso sexual infantil. O assunto é trabalhado desde a educação infantil ao ensino fundamental, de uma forma adequada para cada faixa etária de idade.

Essa ação fez com que as estudantes não se calassem e denunciassem o professor. Quanto às alunas, a Semed dará todo o apoio psicológico necessário, por meio do programa de Prevenção e Enfrentamento às Violações dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes da Semed.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image