Alunos da escola municipal Criança Feliz, no município de Caracaraí, interior de Roraima, estão sendo prejudicados com as aulas, devido a problemas na fiação elétrica da instituição e falta de transporte escolar.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Professores que preferem não se identificar procuraram o Portal Norte para denunciar o caso que vem acontecendo desde novembro de 2022, quando a caixa de distribuição elétrica explodiu, ocasionando um principio de incêndio.
“No dia 2 de novembro do ano passado, a escola teve um problema na parte elétrica, onde houve esse início de incêndio, só que a escola já vinha passando por problemas muito antes. A gente já estava com um ano reclamando sobre o problema da energia e não haviam tomado providências, até que houve essa explosão” relatou uma servidora.
Para amenizar a situação, a prefeitura retirou parte dos alunos da escola e transferiu para um prédio da antiga secretaria de educação do município, que segundo a denunciante, não tem condições de receber crianças.
“Lá não tem a mínima condição de funcionar uma escola, lá só tem uma porta de entrada, se acontecer algum problema não tem como as crianças saírem, e foram às crianças do infantil e na escola ficaram os alunos do fundamental”, disse.
Alunos estão sendo liberados mais cedo
Segundo a servidora, há duas semanas o problema voltou a se repetir.
Devido às altas temperaturas, o disjuntor da caixa de distribuição elétrica da escola está disparando, dando o mesmo alerta que deu antes da explosão que teve um ano atrás.
“Hoje as centrais de ar-condicionado não estão funcionando devido à carga elétrica ser superior, o rapaz que colocou as centrais disse que mesmo colocando novas centrais o problema não ia se resolver, pois a rede elétrica do prédio é muito velha” ressaltou a servidora.
Por conta do problema e forte calor, os alunos estão sendo liberados das aulas depois do intervalo.
Alunos estão sem transporte escolar
Outro problema que os alunos da escola municipal Criança Feliz estão enfrentando é a falta de transporte escola.
Segundo a denunciante, tem aluno com mais de 20 faltas.
“Além dessa questão da energia, as crianças estão prejudicadas com a falta de transporte escolar. Esse bimestre eu tenho aluno com 23 faltas, pois o transporte escolar passou mais de 20 dias sem vir” explicou a professora.
Servidores denunciaram o caso no Ministério Público
Os servidores da escola procuraram o Ministério Público de Roraima (MP-RR) para denunciar o caso que estão enfrentando.
No dia 31 de julho de 2023, o secretário municipal de educação de Caracaraí, Marcos Almeida, se reuniu com conselheiros tutelares no MP para tratar sobre o assunto.
Durante a reunião, o secretário informou que a ausência do transporte escolar era devido a falta de pagamento com a empresa responsável pelo serviço.
E se comprometeu em adotar medidas judiciais para sanar as irregularidades.
Quanto ao problema da rede elétrica da escola Criança Feliz, o secretário disse que não verba para regularizar a demanda, a pesar do processo licitatório já estar concluído.
Marcos Almeida se comprometeu de encaminhar no prazo de cinco dias para Promotoria de Justiça de Caracaraí, as medidas adotadas para sanar as irregularidades.
Mas segundo os servidores, até agora nada foi feito.
RELACIONADAS
+ Crianças do interior de RR estão sem registro de nascimento indígena
+ Dia das Crianças: cinemas e shoppings de RR fazem programação especial
+ MTur visita Normandia-RR para transformar cidade em roteiro turístico do país
Procurada
O Portal Norte procurou a assessoria de comunicação da prefeitura de Caracaraí, mas ainda não tivemos retorno.