Em Manaus, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) produziram aromatizadores de ambientes, com diferentes essências, e detergentes, durante as aulas práticas de Química.

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Com a participação dos estudantes da EJA da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, na Zona Leste da capital, o projeto foi coordenado pelo professor de Química Manoel Jeffreys.

Segundo o pesquisador, a ideia do desenvolvimento do projeto surgiu para aproximar o conteúdo teórico da realidade dos estudantes, tornando os conceitos químicos mais fáceis.

“Todos os estudantes da EJA, inclusive de outras turmas, queriam participar, experimentar, ver como faz. Como resultados, fizemos a produção de aromatizadores de ambiente e detergentes. Fizemos também produtos de limpeza, com o avanço do projeto”, comentou o professor.

Incentivo aos alunos

Os estudantes produziram aromatizadores com diferentes essências, entre as quais, capim-limão e talco.

Todos os materiais para o preparo dos produtos químicos foram utilizados de forma segura pelos estudantes com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas e máscaras.

Conforme o coordenador, o projeto foi um estímulo para a permanência de estudantes na escola.

“Ajudou aos estudantes que são da EJA, onde a desistência é muito grande. Conseguimos através do projeto incentivar estudantes que queriam desistir dos estudos”, enfatizou o docente.

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Trabalho com alunos da EJA

Iniciado em julho e concluído em dezembro de 2022, o projeto, nominado “Produção de aromatizadores com foco no ensino da Química Orgânica para estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA”, contou com a participação de duas alunas bolsistas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior.

Projeto da turma da EJA contou participação de duas alunas bolsistas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior - Foto: Arquivo Pessoal/Manoel Jeffreys
Projeto da turma da EJA contou participação de duas alunas bolsistas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior – Foto: Arquivo Pessoal/Manoel Jeffreys

A iniciativa, que potencializou o interesse pelo conteúdo e apresentou uma nova forma de empreender aos estudantes, recebeu apoio do Programa Ciência Na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Programa Ciência na Escola

A iniciativa foi apoiada pela Fapeam, via edital nº 004/2022 do Programa Ciência na Escola.

Um novo edital do PCE está aberto pela Fundação, para o qual serão selecionados 700 projetos, sendo 250 de escolas estaduais e municipais de Manaus e 450 de escolas estaduais do interior do Amazonas.

O programa é direcionado a professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.

Também são contempladas as modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar.

O fomento é direcionado para potencializar projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.