Com muita música, danças, artesanatos, narrações da história dos anciãos, culinária, entre outras apresentações, alunos e professores indígenas participaram, nesta quinta-feira (30) do 3º Campeonato da Língua Kokama.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento foi realizado pelo Movimento de Vitalização da Língua Kokama e Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas Atawana Kuarachi Kokama, no ramal do Brasileirinho.

O objetivo do evento é fortalecer a língua, a cultura e a identidade indígena do povo kokama de Manaus, especificamente das comunidades atendidas pela rede municipal de Educação. 

A rede municipal de Educação atende cerca de 610 alunos indígenas, nas escolas indígenas e ainda no contraturno nos 22 Espaços de Estudos da Língua Materna.

Aluna Vitória dos Santos, 14, do 7º ano – Foto: Divulgação/Eliton Santos/ Semed

Para o assessor técnico da Gerência de Escolar Indígena (GEI), Glademir Santos, a Semed reconhece todo o processo de ensino aprendizagem de forma autônoma e consensual do povo kokama. 

O campeonato é voltado para os Espaços de Estudo da Língua Kokama e conta com a participação de alunos, professores e pais da comunidade, onde apresentam atividades de ensino-aprendizagem da língua e cultura. 

A aluna Vitória dos Santos, 14, do 7º ano sente orgulho da etnia. 

“Não devemos ter vergonha de quem nós somos. As pessoas podem até rir da gente, mas nós devemos ter a certeza de toda cultura e tradição que carregamos e precisamos mostrar para os outros, porque só assim todos nos respeitarão”, disse.

RELACIONADAS

+ Pet Day incentiva adoção animal em shopping em Manaus; confira

+ Lançamento do ‘Dezembro Vermelho’ contará com serviços em Manaus

+ Vereadores aprovam ‘Festival dos Morcegos’ no Calendário de Manaus