O Amazonas recebeu kits de medicamentos de assistência farmacêutica do governo federal, nesta terça-feira (10), conforme divulgação do governo estadual.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Os insumos são para atender moradores de municípios afetados pela estiagem e somam mais de 40 mil itens, com capacidade para atender a 13,5 mil pessoas.

Segundo o governador Wilson Lima, as demandas de saúde têm sido pontuais, mas o governo está apto para atender os municípios afetados.

“A gente ainda não tem demandas específicas por conta disso, mas a gente tem um kit e estamos preparados no momento em que as prefeituras nos demandarem”, disse o governador.

Kits de medicamentos

Os kits contêm remédios como amoxicilina, paracetamol, omeprazol, ibuprofeno, entre outros, além de insumos como ataduras, hipoclorito de sódio, seringas e máscaras.

O objetivo é reforçar o trabalho que vem sendo feito pelo Estado para que os moradores não fiquem sem o abastecimento desses itens por causa da estiagem.

Cenário da seca

Conforme levantamento da Defesa Civil do Amazonas, divulgado nesta terça-feira (10), 44 municípios estão em situação de emergência, afetando 297 mil pessoas; outras 16 cidades estão em alerta; e duas em normalidade.

A previsão é que, devido à influência do fenômeno El Niño, a estiagem afete 500 mil pessoas.

seca-tonantins-defesa-civil
Seca afeta rios de Tonantins – Foto: Defesa Civil de Tonantins

RELACIONADAS

+ Rio Solimões sobe após chuvas durante vazante no AM, diz Defesa Civil

+ Seca: governo do AM anuncia R$ 61 milhões e 100 mil cestas básicas

+ ‘Não há risco de falta de energia no AM’, diz concessionária