Ícone do site Portal Norte

AM registra mais de 2 mil casos de síndrome respiratória até julho

Síndrome Respiratória no Amazonas - Foto: Reprodução/Canva

Síndrome Respiratória no Amazonas - Foto: Reprodução/Canva

O Amazonas registrou 2.674 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 1º de janeiro e 13 de julho. Os dados compõem o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios, divulgado nesta segunda-feira (15), do estado.

Nas últimas três semanas, entre o dia 26 de junho e 13 de julho, o Amazonas registrou 173 casos, atingindo principalmente crianças. Os menores de 1 ano correspondem a 34% dos casos, enquanto crianças de 1 a 4 anos a 17% e pessoas com mais de 60 anos a 24%.

Até 13 de julho de 2024, houve 28 óbitos por vírus respiratórios. Para prevenir a SRAG, recomenda-se o uso de máscaras de proteção respiratória, higienização das mãos, etiqueta respiratória e vacinação contra Covid-19 e Influenza.

Entre 7 e 13 de julho, os vírus respiratórios mais comuns entre os casos de SRAG foram: SARS-CoV-2 (31%), Rinovírus (20%), Vírus Sincicial Respiratório (VSR) (7%), Adenovírus (3%) e Influenza A (3%).

Como evitar síndrome respiratória?

Para evitar pegar vírus respiratórios, siga estas recomendações:

  1. Higiene das Mãos:
  1. Uso de Máscaras:
  1. Etiqueta Respiratória:
  1. Vacinação:
  1. Evite Contato Próximo:
  1. Limpeza e Desinfecção:
  1. Ventilação de Ambientes:
  1. Cuidado com o Rosto:
  1. Saúde Geral:
  1. Evite Compartilhar Objetos Pessoais:
    • Não compartilhe copos, talheres, toalhas ou outros objetos pessoais.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile