Nesta quarta-feira, 25, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou o primeiro caso de sarampo do Amazonas em uma criança residente da área rural de Manacapuru, a 101 quilômetros de Manaus.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Com apenas um ano de idade, o bebê não tem histórico da aplicação da primeira dose de vacina de tríplice viral. A criança está estável, sem complicações, em tratamento ambulatorial e isolamento social.
Técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP foram deslocados para o município, com objetivo de apoiar a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa/Manacapuru) nas ações de contenção e controle da doença, por meio de busca ativa de novos casos suspeitos e bloqueio vacinal.
______________________________________
RELACIONADAS
+ Campanha de vacinação contra influenza e sarampo inicia em abril em Manaus
+ Vacinação de crianças contra sarampo e influenza começa em 4 de abril
______________________________________
O último registro de sarampo no Amazonas foi em 2020 e a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que a doença é infectocontagiosa, podendo agravar.
Em março, a FVS-RCP emitiu a nota técnica 06/2022 enfatizando o fortalecimento da Vigilância Epidemiológica, em especial a do sarampo, para a identificação de casos suspeitos e confirmados da doença, além de favorecer a tomada de medidas em tempo hábil por parte dos gestores municipais e estaduais de saúde.
A equipe epidemiológica da Semsa/Manacapuru identificou o caso suspeito, notificando de forma imediata à FVS-RCP que confirmou o primeiro caso do estado e comunicou ao Ministério da Saúde.
______________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS