As inscrições para seleção dos novos diretores escolares do Amazonas começaram na tarde desta segunda-feira (30).

O período de inscrição, que começou às 13h, segue até às 16h do dia 15 de novembro, conforme o governo do Amazonas.

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O Processo Seletivo Simplificado (PSS) de Novos Diretores Escolares é realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O movimento acompanha a ação nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei 14.113 de 2020, que condiciona o recebimento de recursos da complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (Vaar) a este processo. 

Novos diretores escolares

Professores e pedagogos em situação efetiva e estável poderão se inscrever, exclusivamente pelo site da Comissão Permanente de Concursos (Copec), coordenado pelo Cetam.

Ao todo, serão selecionados 604 candidatos aprovados, mais o dobro desse número para um banco de dados de cadastro de reserva. 

Isto significa que 604 candidatos serão classificados e 1.208 candidatos irão para o banco de dados de cadastro de reserva.

Requisitos

Entre os requisitos básicos para a inscrição está a necessidade do candidato:

– i) ser ocupante de cargo público de Magistério (professores e pedagogos), efetivo e estável, do quadro da Secretaria de Educação;

– ii) ter disponibilidade em tempo integral;

– iii) possuir graduação/licenciatura, preferencialmente, com pós-graduação em gestão escolar e coordenação pedagógica; além de outras condições, que estarão presentes no edital.

Etapas avaliativas 

Em relação aos processos avaliativos dos inscritos, o edital do PSS prevê duas etapas de análises, denominadas como Mérito e Desempenho-Entrevista, respectivamente.

A primeira, realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), acontecerá com a apreciação de toda a documentação apresentada pelo candidato durante o processo de inscrição.

Os classificados para a segunda etapa do PSS de novos diretores escolares serão convocados pela Secretaria de Educação para as entrevistas, que acontecerão entre os dias 10 e 26 de janeiro de 2024.

Resultado

O resultado final do PSS será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2024.

O certame, que possui validade de 2 anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois,  terá vigência em todo o estado do Amazonas, durante o biênio 2024-2025.

A expectativa da Secretaria de Educação é receber mais de 1,2 mil inscrições. 

A Etapa de Probidade

Um grupo de documentações específicas solicitadas são fornecidas pela Secretaria de Educação, entre elas: a declaração de tempo de serviço e a declaração de vínculo.

O governo destaca ainda que a solicitação desses documentos à secretaria deve ser feita até, no máximo, cinco dias antes do encerramento do período de inscrições.

Os outros documentos devem ser solicitados ao Tribunal de Justiça, ao Tribunal de Contas, entre outros.

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