Nesta quinta-feira, 9, a autoridade de concorrência italiana informou que impôs uma multa de mais de 1,13 bilhão de euros (US$ 1,28 bilhão) à Amazon.com por abuso de domínio do mercado.
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A justificativa seria que a empresa de comércio eletrônico tem ‘domínio absoluto’ no campo e que prejudicou seus concorrentes em logística de comércio eletrônico.
A autoridade, conhecida como AGCM, disse que as subsidiárias europeias e italianas da Amazon minaram a capacidade dos concorrentes de vender seus produtos online ao vincular o uso do serviço de logística da Amazon pelos vendedores a ofertas destinadas a obter mais visibilidade online, como o Amazon Prime.
Desta forma, outros operadores logísticos de e-commerce ficaram privados da possibilidade de oferecer aos vendedores online os seus próprios serviços, segundo o regulador.
Os mercados concorrentes também foram prejudicados, pois os vendedores que usam a logística da Amazon são desencorajados a vender seus produtos em outras plataformas, disse o regulador.
A Amazon informou que pretende apelar da decisão, chamando a multa e as penalidades propostos de ‘injustificados e desproporcionais’.
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