O Amazonas irá completar cinco meses na fase laranja da quarentena, que representa risco moderado para transmissão de Covid.

O Estado entrou na fase laranja no dia 20 de março deste ano, após enfrentar a fase roxa e vermelha, na segunda onda da Covid, entre janeiro e fevereiro.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas-Dra. Rosemary Costa Pinto ( FVS-RCP/AM) o Estado atingiu a pontuação 14 na tabela de análise de risco de transmissibilidade da infecção, numa escala de zero a 40.

Embora ainda em risco moderado, o Amazonas apresentou redução nos indicadores de registro de novos casos, internações e óbitos por Covid-19.

Conforme dados do boletim, nas últimas duas semanas, Manaus foi responsável por 75% dos casos de Covid-19 no estado, embora venha apresentando diminuição nos registros.

Do dia 01 de agosto até dia 15, foi identificada a redução de 24% na média diária de casos no Amazonas, sendo que a queda foi de 22% na capital e de 29% no interior do estado.

Comparando a taxa de internação entre os meses de junho e julho de 2021, o boletim epidemiológico aponta que houve redução em todas as faixas etárias.

Óbitos

Nos últimos 14 dias, o boletim da FVS-RCP aponta que houve redução de 39% na média móvel de óbitos diários no estado, com queda de 19% na capital e 15% no interior.

No cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim mostra que predomina registro de casos provocados pelo vírus sincicial respiratório, parainfluenza tipo 3 e rinovírus, com tendência de maior transmissão nas últimas semanas. 

A FVS-RCP também reforça que é necessário manter os mesmos cuidados que são tomados para evitar a Covid-19: higienização das mãos, uso de máscara e também não participar de aglomerações.