O Amazonas confirmou nesta quarta-feira, 18, seis casos de Covid-19 por variante Delta (VOC-B.1.167.2), identificada inicialmente na Índia. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza a investigação e busca ativa de novos casos para combater a disseminação da linhagem no Estado.

Dos seis casos confirmados, quatro pessoas moram em Manaus, sendo duas mulheres de 40 e de 41 anos, e dois homens, de 16 e de 74 anos. As duas outras pessoas infectadas pela variante são de Maués, duas mulheres de 35 e de 59 anos.

Os pacientes apresentaram febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza, lombalgia, mialgia e dor de cabeça. As pessoas que testaram positivo relataram viagens aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.

Quatro pessoas apresentaram esquema vacinal completo contra a Covid-19, uma estava com a aplicação da primeira dose e uma não havia sido vacinada.

Os seis pacientes não necessitaram de internação hospitalar.

“Dos seis pacientes, cinco não possuem comorbidades (doenças preexistentes) e evoluíram para cura. Um dos pacientes tem asma e está sendo submetido a tratamento domiciliar”, explica a diretora-presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim.