Nísia Trindade, ministra da Saúde, anunciou, nesta quarta-feira (17), que o Governo Federal trabalha para enviar recursos para o Amazonas durante a seca de 2024. Em 2023, Manaus o interior sofreram com a maior seca da história do estado.

Trindade afirmou que há um grupo de trabalho dedicado a desenvolver políticas de saúde adequadas para a região amazônica.

Uma das iniciativas é ajustar o calendário nacional de vacinação à sazonalidade de doenças na região, que difere do restante do país. O governo já tem orientações e recursos preparados para emergências sanitárias.

Em junho, o governador Wilson Lima entregou ao Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, um ofício com demandas prioritárias na assistência social para enfrentar a estiagem.

Lima destacou programas de abastecimento de água, insumos e medicamentos, além de iniciativas como Merenda em Casa e Prato Cheio.

O governador também se reuniu com secretarias estaduais para tratar do assunto. Ele anunciou que a estiagem de 2024 será antecipada em 30 dias, com impactos a partir de julho.

O ministro de Desenvolvimento Social afirmou que o governo estadual e federal estão trabalhando de forma preventiva para garantir ajuda humanitária, compra de alimentos locais e cuidados para pescadores, indígenas, quilombolas, comunidades isoladas e ribeirinhos.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.