Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8, o Amazonas entra no mês de março em atenção especial à saúde da mulher, através da campanha “Março Lilás”. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A ação é dedicada à prevenção e combate ao câncer de colo uterino, uma das maiores causas de morte entre as mulheres no mundo.

As infecções clínicas mais comuns são verrugas genitais, que não apresentam qualquer sintoma, mas podem progredir para doença no seu estágio grave se não tratadas precocemente.

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil no Mundo.

Transmissão

Os diversos subtipos do papilomavírus humano (HPV) são os grandes responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero. Eles são sexualmente transmissíveis e causam lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

___________________________________

RELACIONADAS

MP que obriga planos de saúde a cobrirem remédios orais contra câncer é aprovada na Câmara

Brasil deve registrar 625 mil novos casos de câncer em 2022, estima Inca

Câncer de pênis representa 2% de tumores malignos em homens no Brasil, e campanha foca na prevenção e diagnóstico

___________________________________

Registros e previsões 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2021, 270 mulheres morreram devido à doença, ou seja, em média de 23 mulheres por mês. 

O Inca prevê ainda, que entre 2020 e 2022, o triênio, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo uterino. Já no Amazonas, a estimativa é de cerca de 700 casos novos.

Prevenção

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), alerta as mulheres para a conscientização sobre este tipo de câncer, que na grande maioria das vezes é evitável.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), que tem como função prevenir,  segundo a fundação. 

Assistência 

Em Manaus, o procedimento de conização, ou seja, o exame para a detecção da doença, pode ser realizado na FCecon, Policlínica Gilberto Mestrinho e no Hospital Delphina Rinaldi Aziz.

________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS